Conheço as tuas obras
- eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar
- que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o
meu nome (Ap 3:8)
At 22:16; Ap 2:1, 4, 8,10,12-13,18,20; 3:1, 7-8,14,17
At 22:16; Ap 2:1, 4, 8,10,12-13,18,20; 3:1, 7-8,14,17
Saulo, antes um
perseguidor dos que invocavam o nome do Senhor, converteu-se e foi batizado
invocando esse nome (At 22:16). Ele se tornou um apóstolo que pregava o nome do
Senhor e transmitiu isso a todas as igrejas, inclusive à igreja em Éfeso.
Infelizmente, pouco a pouco, a igreja em Éfeso cessou essa prática, pois perdeu
o primeiro amor (Ap 2:4).
A igreja em Éfeso é a primeira
das sete igrejas da Ásia descritas em Apocalipse 2 e 3. A segunda é a igreja em
Esmirna, que passou por um período de grandes perseguições (2:10). Muitos
cristãos foram mortos e martirizados naquela época, provavelmente porque
invocavam o nome do Senhor.
A terceira igreja mencionada
em Apocalipse foi Pérgamo. A Bíblia fala que os irmãos conservaram o nome do
Senhor, apesar de toda a perseguição, até que Antipas foi morto entre eles.
Depois disso, a igreja entrou em um estágio de grande degradação, a ponto de o
trono de Satanás ser encontrado no meio deles (v. 13).
A quarta igreja é Tiatira, na
qual uma mulher se colocou como profetisa para levar os filhos de Deus a
praticarem idolatria.
A quinta igreja é Sardes, cujo
nome significa restauração, mas ela não cumpriu totalmente sua função de
restaurar o nome do Senhor. Foi nesse período da história da igreja que ocorreu
a reforma protestante por Martinho Lutero, restaurando a verdade sobre a
justificação pela fé e tornando a Bíblia acessível para todos. Isso foi muito
bom, mas, depois, muitos estudiosos da Bíblia, conhecidos como fundamentalistas,
deram excessiva ênfase ao conhecimento bíblico, o qual não é suficiente para
realizar a vontade de Deus. Como uma reação a esse tipo de ênfase doutrinária,
surgiram muitos cristãos que passaram a buscar a manifestação exterior do poder
do Espírito Santo, mas isso também não é suficiente para restaurar o nome e a
vontade do Senhor.
A sétima igreja descrita em
Apocalipse é Laodiceia, representando os cristãos que já se sentem abastados e
não veem a necessidade de receber mais nenhuma revelação da parte do
Senhor.
Dentre as últimas quatro
igrejas registradas em Apocalipse 2 e 3, a que apresentou uma condição normal
foi a igreja em Filadélfia. Ali, o nome do Senhor é sustentado e Sua Palavra é
guardada.
Essas quatro últimas igrejas
da Ásia representam a condição dos cristãos de hoje que permanecerão até a
segunda vinda do Senhor. Precisamos buscar estar na condição de
Filadélfia. Fonte: rádio árvore da vida
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