segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cumprir toda a justiça



Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça (M t 3:14-15)

Mt 3:3-4, 11, 14-17; Lc 1:9, 13-17, 41
Deus enviou João Batista como precursor do Senhor Jesus, isto é, para preparar o caminho do Senhor (Mt 3:3; Lc 1:13-17). Desde antes do nascimento, João Batista sabia qual era o seu papel. Por isso, quando Maria, que já se encontrava grávida pelo Espírito Santo, visitou Isabel, João Batista estremeceu em seu ventre, e ela ficou possuída do Espírito Santo (Lc 1:41).
A família de João Batista era levita, da casa de Arão, e seu pai Zacarias servia a Deus como sacerdote no templo (1:5). João Batista iniciou seu ministério de maneira nova, pois se distanciou das tradições sacerdotais do Antigo Testamento. Pela posição religiosa, o sacerdote tinha direito a ministrar no templo, a usar uma veste de linho e a se alimentar dos pães da proposição e da porção a eles destinada nos sacrifícios ofertados (Lc 1:9; Êx 28:3; Lv 7:34). João Batista, porém, mesmo sendo um sacerdote, abriu mão de tudo isso. Sua pregação ocorria no deserto, suas vestes eram feitas de pelos de camelo e sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre (Mt 3:4). Ele se afastou das antigas tradições religiosas, porque sua função era abrir caminho para o Senhor Jesus, pregando o arrependimento e prenunciando Sua chegada, um novo começo.
João Batista teve um bom início em seu ministério: era humilde e se colocava em posição inferior ao Senhor Jesus. Quando Jesus pediu para ser batizado por João, ele disse: "Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" (Mt 3:14). Ele estava certo, mas Jesus acrescentou: "Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça" (v. 15). Pelas palavras do Senhor Jesus, João Batista também deveria ser batizado, mas não vemos nenhum registro disso.
Jesus cumpriu a justiça de Deus, isto é, fez o que deveria ser feito segundo a determinação divina, e foi batizado por João Batista. Por ter agido segundo a vontade do Pai, naquele instante, os céus se abriram, o Espírito de Deus desceu sobre Ele em forma de pomba e se ouviu uma voz dos céus dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (vs. 16-17).
João Batista estava ali e obviamente presenciou esse fato, mas parece que não lhe deu a devida importância. Sua reação normal seria pedir ao Senhor que lhe batizasse e, em seguida, deveria segui-Lo, pois, segundo ele mesmo havia dito anteriormente, o Senhor Jesus era mais poderoso do que ele, porque batizaria com Espírito Santo e com fogo (3:11). Ele, porém, além de não ser batizado pelo Senhor, ainda prosseguiu com uma obra paralela.
Por que ele fez isso? E por que não passou a seguir o Senhor depois de ouvir a voz dos céus? Provavelmente porque já tinha seus próprios discípulos, dos quais não queria abrir mão. Se João Batista houvesse sido batizado pelo Senhor Jesus, os que o seguiam possivelmente também se tornariam discípulos do Senhor. Mas parece que João Batista não quis terminar assim seu ministério e ainda desejava manter seus seguidores Fonte: rádio árvore da via

Sem comentários:

Enviar um comentário