quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O nome que traz salvação



Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4:11-12)

Gn 12:1-3, 7-8; At 2:14-21; 8:1; 9:1-2, 21; Rm 10:13
O nome do SENHOR havia sido esquecido, mas voltou a ser exaltado na terra por meio de Abraão. Ele foi chamado por Deus para dar origem a uma grande nação e receber por herança a boa terra de Canaã. Quando ali chegou, Abraão levantou um altar e invocou o nome do SENHOR (Gn 12:1-3, 7-8).
No Novo Testamento, a primeira vez que o apóstolo Pedro falou sobre invocar o nome do Senhor foi por ocasião do Pentecostes. Pedro explicou o motivo de vários galileus estarem falando em línguas diferentes para anunciar o evangelho de Deus, mencionando o que havia sido escrito pelo profeta Joel: "Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (At 2:16-18, 21). Esse foi o cumprimento da promessa do Senhor falada em Atos 1:5 e 8. Embora o batismo do Espírito Santo lhes tenha dado poder e autoridade para a pregação do evangelho, em sua pregação Pedro mostrou que, para alguém ser salvo, precisava invocar o nome do Senhor.
Quando cremos no evangelho e invocamos o nome do Senhor, recebemos o Espírito em nosso interior, o qual nos supre com a vida divina para a salvação (Ef 1:13). Ao invocarmos o nome do Senhor pela primeira vez, fomos salvos e, se continuamente O invocarmos, seremos supridos pelas riquezas da vida de Deus para desenvolver a salvação da nossa alma (Rm 10:13).
A primeira igreja surgiu em Jerusalém. Supomos que nessa época os cristãos invocavam constantemente o nome do Senhor, porque tudo o que faziam era conforme a vontade de Deus. Nas orações, ao partir o pão e ao ofertar riquezas materiais, eles comungavam com alegria e contavam com a bênção do Senhor e a simpatia de todo povo (At 2:42-47).
Isso causou inveja nos saduceus e fariseus, que passaram a perseguir os cristãos. Entre os perseguidores estava Saulo, um jovem israelita que se destacava entre os de sua idade e era conhecido por lançar na prisão os que invocavam o nome do Senhor (At 9:1-2, 21).
Com a perseguição, houve a dispersão dos cristãos para outras regiões, de forma que aqueles que permaneceram em Jerusalém, provavelmente, ficaram impedidos de invocar o nome do Senhor publicamente, sob pena de serem perseguidos e encarcerados.
Posteriormente, o próprio Saulo foi encontrado pelo Senhor, que lhe disse: "Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Quando Saulo perguntou quem era, o Senhor lhe respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (v. 5). Saulo, por fim, creu no Senhor, foi batizado, invocando o nome Dele, e se tornou um apóstolo que pregava e ensinava as pessoas a invocar o nome do Senhor por onde quer que fosse. Fonte: rádio arvore da vida


Sem comentários:

Enviar um comentário