Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Pv 22:6)
Dt 6:7; Pv 29:17; Ef 6:4
Os adultos, principalmente os pais, têm a responsabilidade de fazer com que as crianças se envolvam no ambiente saudável da igreja. Enquanto são de pouca idade, elas devem ser orientadas e disciplinadas - não apenas em casa, mas também durante as reuniões da igreja. Muitas famílias deixam os filhos à vontade para correr livremente, mesmo no horário das reuniões. Isso se torna algo preocupante, pois estão perdendo a oportunidade de ensinar princípios importantes aos filhos no que se refere a limites, educação e respeito (Pv 29:17; Ef 6:4).
A maneira como as crianças agem é resultado do modo como são conduzidas pelos pais no ambiente familiar. Quando há conferências, muitos irmãos não tomam os assentos da frente porque não conseguem controlar a movimentação dos filhos. Isso mostra que, em casa, essas crianças gozam de muita liberdade e não aprenderam dos pais a devida restrição.
Em muitas igrejas há serviço específico destinado ao cuidado de crianças e jovens. Ali irmãos e irmãs voluntariamente cuidam deles, conforme a faixa etária. Algumas famílias têm o saudável hábito de trazer os filhos para as reuniões de crianças e para as reuniões de jovens. É desejável que isso aconteça. Se desde a infância um filho é conduzido no caminho do Senhor, mesmo quando for adulto não se esquecerá dele.
Na igreja, uma criança de tenra idade já pode receber os princípios da Palavra de Deus, sendo cuidada ao longo dos anos, durante seu crescimento, até que um dia manifeste o desejo de ser salva. Os que cresceram recebendo esse cuidado cuidam hoje de outros jovens; por sua vez, os jovens passam a cuidar de crianças mais novas. Esse cuidado mútuo entre as gerações faz a igreja avançar. Felizmente há, em nosso meio, jovens que já se dedicam a servir ao Senhor e se restringem para chegar mais cedo às reuniões da igreja. O envolvimento com o serviço ao Senhor é uma ótima oportunidade para eles serem treinados e avançarem em suas experiências com Deus.
Ainda assim, os pais precisam estar atentos à condução dos filhos em casa. A maneira como Jesus foi educado indica um caminho saudável a ser trilhado pelos pais. Sigam o exemplo de José e Maria e procurem envolver seus filhos em um ambiente familiar adequado, que inclui as reuniões da igreja. Certamente o jovem Jesus tinha contato com a Palavra de Deus não apenas durante a festa anual da Páscoa, mas já a conhecia pelos ensinamentos que recebeu de José e Maria no ambiente familiar (Dt 6:6-7).
Hoje em dia é preocupante o fato de os pais darem excessiva liberdade às crianças. Recomendo-lhes que ajudem seus filhos a encontrar um ponto de equilíbrio no uso da televisão, computador e jogos, balanceando suas atividades recreativas, esportivas e escolares, lembrando-os de dar a devida atenção à Palavra de Deus. Os pais podem aproveitar a mensagem desta semana para ter comunhão entre si, trocando experiências e fazendo os devidos ajustes na maneira como educam os filhos.
Fonte: Radio àrvore da vida
Sem comentários:
Enviar um comentário