sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Preparando-se desde a juventude para reinar

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza (1 Tm 4:12)
SI 119:9; Lc 2:41-42; 44-49; At 2:7; 2 Tm 3:15
Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaO registro bíblico mostra que, em Sua juventude, Jesus morou em Nazaré, na Galileia, um lugar desprezado, onde cresceu e aprendeu uma profissão. Como o povo de Israel tinha festas solenes determinadas durante o ano para ir adorar ao SENHOR (Lv 23), José e Maria, mesmo vivendo em meio a dificuldades, iam anualmente à Festa da Páscoa, em Jerusalém, para adorar a Deus no templo.
Quando Jesus completou doze anos, participou da festa com Sua família (Lc 2:41-42). A viagem a Jerusalém era feita em grupos de caravanas, e, ao regressarem, os pais de Jesus não perceberam que Ele tinha permanecido na cidade. Quando O procuraram entre os companheiros de viagem, não O encontraram. Aflitos, voltaram a Jerusalém (vs. 44-45). Jesus foi encontrado três dias depois, assentado no templo, ouvindo os mestres da lei e interrogando-os. Todos os que O ouviam admiravam-se de Sua inteligência e de Suas respostas, mesmo sendo tão jovem. Seus pais também ficaram maravilhados (vs. 46-49).
Nessa idade, Ele já estava sendo preparado para se tornar o Rei dos judeus e também o Rei do reino dos céus. O jovem nazareno Jesus provinha de uma cidade de pouca cultura, mas, ainda assim, Sua inteligência impressionava as pessoas. Ele se distinguia entre os jovens de Sua idade. Talvez por esse motivo Natanael tenha se surpreendido quando, mais tarde, ouviu Filipe se  referir a Jesus, ocasião em que perguntou: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?", ao que Filipe respondeu: "Vem e vê" (Jo 1:46).
Assim como Jesus, a maioria de Seus discípulos também vinha da região da Galileia (At 2:7). Grande parte deles não tinha o perfil das pessoas educadas em Jerusalém; eram pessoas humildes, pescadores, mas atenderam prontamente ao chamamento do Senhor para segui-Lo.
Isso nos traz uma lição importante: a busca pela Palavra diferencia um jovem que deseja se preparar para reinar com Cristo, não importando se a cidade onde ele cresceu é próspera ou pobre. Mesmo que as circunstâncias do lugar onde vivemos não nos sejam favoráveis, se temos a prática de buscar a presença de Deus e Sua Palavra, Ele nos faz sábios para a salvação (2 Tm 3:15-16).
O padrão do Senhor Jesus é um excelente exemplo para os jovens e adolescentes de hoje. Muitos deles são trazidos para as reuniões da igreja por seus pais, que desejam vê-los servindo ao Senhor (SI 119:9). Outros vêm espontaneamente, por conta própria, por já terem uma visão de que Deus deseja usá-los, prepará-los para um dia reinar. Convém que os jovens e adolescentes estejam envolvidos no ambiente da igreja, onde são guardados do mundo, aprendem a servir a Deus e se familiarizam com Sua Palavra.
Fonte: Rádio árvore da vida

Sem comentários:

Enviar um comentário