terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Jesus, um homem normal

[Jesus] embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem (Hb 5:8-9).
Mt 2:16; Lc 2:4-7, 41, 51; Hb 2:10, 17-18
Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaOntem vimos que o próprio Deus se fez homem na pessoa de Jesus e trouxe salvação à humanidade. Por meio do Senhor Jesus, a graça chegou a nós (Jo 1:17) e podemos nos relacionar com Deus desfrutando de Sua misericórdia.
O nascimento de Jesus foi preparado e realizado mediante o plano e soberania de Deus. O Senhor Jesus foi gerado na virgem Maria por meio do Espírito Santo. Desde pequeno, embora fosse o próprio Deus encarnado, experimentou a vida humana em suas dificuldades.
Sua vida teve início na mais humilde condição humana, pois logo após Seu nascimento foi colocado em uma manjedoura, visto não haver lugar disponível na hospedaria (Lc 2:4-7).
Tendo Jesus nascido em Belém, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém porque viram Sua estrela e foram adorá-Lo. Alarmou-se o rei Herodes, que os inquiriu para saber com precisão quanto ao tempo em que a estrela lhes aparecera. O rei pediu-lhes que o avisassem assim que encontrassem o menino, para também ir adorá-Lo. Porém, por divina advertência, sendo prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram a sua terra. Vendo-se iludido pelos magos, o rei enfureceu-se e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo (Mt 2:16).
A essa altura, o anjo do Senhor apareceu a José e o mandou fugir com o menino e sua mãe para o Egito (vs. 13-15). Por causa das condições, certamente a descida ao Egito não foi uma jornada fácil, e lá o Senhor viveu parte de Sua infância.
A família de Jesus voltou para a terra de Israel e se estabeleceu numa cidade chamada Nazaré, um lugar pobre e de vida difícil. Isso fazia parte do aprendizado que Deus queria que Seu Filho tivesse (Hb 5:8). Ali Jesus cresceu e conheceu diversos aspectos do viver humano: alegria, tristeza, sofrimento. Ainda quando jovem trabalhou como carpinteiro junto com seu pai. Foi naquele lugar desprezado que Ele aprendeu a submeter-se a José e Maria (Lc 2:51). Estes cultivavam o interesse pelas coisas de Deus, pois anualmente iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa (v. 41). Isso serve de inspiração aos pais de hoje, para que ajam da mesma forma, sendo modelo para seus filhos.
Todos esses eventos nos mostram o amor de Deus ao se dispor a passar pelos sofrimentos dos homens e a viver uma vida humana normal e autêntica. Por ter provado a natureza humana e por ter sido aperfeiçoado através de sofrimentos, Jesus pode compadecer-se de nós (Hb 2:10, 17-18). Louvado seja o Senhor!
Fonte: Rádio árvore da vida

Sem comentários:

Enviar um comentário