sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A prática da pregação do evangelho


Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas (Lc 9:2-3)
Mt 9:35; 10:1,7
Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaVimos ontem que, após o Senhor mostrar as condições necessárias para o viver daqueles que desejam reinar com Ele em Seu reino vindouro, e estando todos maravilhados de Sua doutrina, desceu do monte para pregar o evangelho do reino e curar os enfermos (Mt 9:35). Ao ver as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas 'que não têm pastor (v. 36), e, diante da grande necessidade, dirigiu-se a Seus discípulos, dizendo-lhes para rogar ao Senhor da seara a fim de que Ele enviasse trabalhadores para trabalhar na seara. Logo depois, Ele escolheu doze dentre Seus discípulos e os enviou a pregar o evangelho (10:1, 7).
Ao longo dos anos, temos tido várias experiências com respeito à pregação do evangelho. Sabemos que essa é a grande necessidade do Senhor para toda a terra: salvar pessoas e levá-Ias ao crescimento espiritual. De início saímos a pregar para amigos, de casa em casa, mas, diante da imensidão da América do Sul, sentíamos a necessidade de uma estratégia mais eficaz.
Começamos, então, a encorajar os irmãos a pregar o evangelho vendendo livros de conteúdo bíblico a fim de que as pessoas pudessem compreender mais facilmente a Palavra, e, assim, o Senhor as ganharia mais rapidamente. No começo, contribuíamos para os irmãos que tinham essa disposição, ajudando-os em seu suprimento diário, mas vimos que isso, na prática, não os motivava a depender completamente do Senhor. Contudo, pouco a pouco, o Senhor foi aperfeiçoando nossa maneira de atuação. Foi então que o Senhor nos mostrou que precisávamos dos Centros de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho, os CEAPEs, para formação de colportores!
Pregar ou evangelizar é fluir a vida de Deus de nosso interior. Por isso os CEAPEs não se destinam a ensinar técnicas de evangelização. Pelo contrário, procuramos dar ênfase primeiramente à pessoa, ao ceapista. Se uma pessoa não é adequada, crescida em vida, mesmo que tenha habilidades técnicas para pregar o evangelho, o resultado final não será muito eficaz.
Louvamos ao Senhor por nos revelar maneiras mais produtivas de pregar o evangelho do reino. Em Lucas 9:3, o Senhor Jesus, ao enviar Seus discípulos a pregar o evangelho, disse-lhes: "Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas". Seguindo esse modelo, encorajamos os ceapistas e colportores a sair para contatar pessoas, dependendo exclusivamente do Senhor. Esse tipo de ajuda é muito importante para o crescimento espiritual de cada um Fonte: rádio árvore da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário