domingo, 27 de novembro de 2011

Bendito Homem!

Que confia no Senhor!

Jesus, o Nazareno

Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê (Jo 1:46).
Mt 2:13-23; 13:55; Mc 6:3; 10:47; Jo 1:46
Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaDesde a tenra idade, a vida do Senhor na terra foi repleta de sofrimentos. Por causa do recenseamento, José e Maria subiram de Nazaré para Belém, onde Jesus acabou nascendo. Por não haver lugar em nenhuma hospedaria, Ele foi colocado numa manjedoura (Lc 2:1-7). Entretanto Jesus não pôde permanecer naquela cidade, pois Herodes queria tirar-Lhe a vida. Para que Jesus ficasse livre desse mau intento, Sua família, orientada por um anjo que apareceu em sonhos a José, fugiu para o Egito, onde Ele viveu os primeiros anos de Sua infância (Mt 2:13-16).
Se olharmos o mapa, veremos que o trajeto até lá não era curto nem tão simples. Naquela época, o meio de transporte mais comum e de preço acessível eram os animais de carga, de modo que a família de Jesus deve ter padecido muitos sofrimentos nessa viagem. Pela soberania de Deus - e pela obediência dos pais -, a vida do menino Jesus foi poupada.
Depois que Herodes morreu, o anjo do SENHOR orientou José a retomar para a terra de Israel. Ao chegar ali, José, por divina advertência, retirou-se com a família para as regiões da Galileia, indo habitar na cidade de Nazaré. Cumpriu-se, então, a profecia a respeito do retorno de Jesus, chamado do Egito (2:15), e também a respeito de ser chamado de Nazareno (v. 23). Nazaré era uma cidade pobre, não desenvolvida, de forma que as pessoas provenientes dali eram consideradas de pouca cultura, menosprezadas por aqueles que viviam em cidades mais prósperas, como Jerusalém (Jo 1:46).
Em Nazaré, o Senhor passou por todas as etapas da vida humana. Ali Ele cresceu, no seio de uma família humilde e numerosa, na qual foi criado, educado e aprendeu com José a exercer a profissão de carpinteiro (Mt 13:55-56; Mc 6:3). Jesus enfrentou problemas e limitações comuns a todo ser humano. Por isso, quando passamos por sofrimentos e dificuldades e invocamos Seu nome, Ele se compadece de nós e nos socorre.
Fonte: Rádio árvore da vida

Sem comentários:

Enviar um comentário