quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tempos de refrigério


PUBLICADO EM AOS JOVENS


temporefrigerioAlguns dias atrás, enquanto voltava de uma reunião da igreja, tive uma conversa muito enriquecedora com um jovem da minha idade. Falávamos sobre nosso coração instável. Apesar de anos participando de reuniões e apesar de todas as palavras doces, encorajadoras e cheias de esperança e direção que ouvimos do próprio Senhor, apesar de nossa escolha ser clara – somos do Senhor –, apesar de termos a vida da igreja e tantos irmãos prontos a nos ajudar, apesar de tudo isso, o coração de um jovem é instável. Hoje, nossa maior preocupação é ouvir e seguir o Senhor. Amanhã, talvez seja uma prova. Depois de amanhã, o coração já está cheio de preocupações com emprego, concursos, etc. Nosso coração oscila tanto e por isso sofre tanto.
Um coração cheio de preocupações gera um coração ansioso e oscilante
É impressionante como os solteiros preocupam-se em saber quem será seu cônjuge; os noivos, com preparativos para o casamento; os casados geralmente desaparecem do convívio com os jovens da igreja: têm preocupações de mais. São tantas expectativas, tantos planos, tantas necessidades. Pobre coração de um jovem cristão!  Ao chegar a essa conclusão, decidimos orar, pedindo ao Senhor um caminho para ter um coração em paz. Logo após orarmos, me lembrei de 1 Tessalonicenses 3:12-13, que diz que, quando o amor de Deus cresce em nós, nosso coração é estabelecido, firmado, na presença do Senhor. O outro jovem lembrou-se de Hebreus 6:18-19, que fala da esperança que nos está proposta, a qual lançamos como âncora segura e firme no Santo dos Santos, isto é, no Espírito.
“Muito bom!”, “Esse é o caminho.” – dizíamos um ao outro. Mas logo tivemos de admitir que já tínhamos estudado os livros de 1 e 2 Tessalonicenses  e Hebreus, e se o Senhor pôde nos falar por meio desses livros, não estaria Ele nos falando algo por meio do ministério ulterior de João, isto é, dos escritos de João que estamos estudando hoje? Aí foi que percebemos que o Senhor estava nos dando uma direção nova e uma maneira para resolver todos os problemas e dilemas – arrependimento. Agora bastava-nos disposição para seguir Suas “recomendações médicas”. E o primeiro passo era arrepender-nos, mas nem sempre é tão simples “tomar o remédio” do arrependimento.
A disposição de Jonas
Se queremos ter um coração firme, que não se aparte do Senhor, ser um jovem normal vivendo a vida normal da igreja, cuidar da vida espiritual, familiar e profissional, precisamos nos arrepender primeiro. A história de Jonas nos dá uma boa visão quanto ao arrependimento e suas implicações. Jonas, o profeta, depois de ter ouvido a Palavra do Senhor, em vez de dispor-se para fazer Sua vontade, ele “se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor” (Jonas 1:3).
Jonas tomou um navio, fugindo para Társis. O Senhor enviou um vento, fez-se grande tempestade, e os marinheiros, desesperados por sua vida, lançaram sortes para achar o culpado por tudo aquilo. E a sorte caiu sobre Jonas. “Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu?”. Jonas “lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra” (1:8-9). Jovens, como responderíamos a tais perguntas? Qual é nossa ocupação? Somos ministros da nova aliança. Donde viemos? Nascemos do alto. Qual é nossa terra? Nossa pátria é a nova Jerusalém. De que povo somos? Somos hebreus, somos filhos de Deus. Se temos um coração agitado ainda é porque nos esquecemos com freqüência de tudo o que somos. Se ainda temos um coração tão cheio de coisas é porque nos falta arrepender-nos. E, se não nos arrependermos, vamos continuar sofrendo.
Jonas sofreu. Aqueles que o rodeavam sofreram. Todos sofrem quando não nos arrependemos. Tudo fica agitado, tudo à nossa volta se torna uma grande tempestade. Mas quando nos arrependemos, todos desfrutam dias de paz. Jonas ainda passou três dias no ventre de um grande peixe, até que mudou sua disposição, se arrependeu e, quando ouviu novamente o Senhor, obedeceu. Mas não precisamos passar por tantas coisas para nos arrepender. Devemos reagir prontamente ao falar do Senhor.
Um coração que se arrepende gera para si tempos de refrigério
Em Atos 3:19-20 lemos: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que Ele envie o Cristo, que já vos foi designado”. Aleluia! Arrependimento não apenas cancela nossos pecados, aquilo que nos afasta do Senhor, mas também traz-nos tempos de refrigério, e assim desfrutamos Cristo. Um coração em paz, um coração estável, é aquele que acabou de se arrepender. É assim que desfrutamos justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Jovens, somos verdadeiros hebreus. Somos a descendência celestial de Abraão na fé. Abraão cruzou muitos rios, e por isso foi chamado hebreu. Todos os dias enfrentaremos nossas ansiedades, as paixões da mocidade, a corrente do mundo. Todos os dias teremos muitos rios a cruzar. Às vezes, nossos pais nos forçam a cruzar alguns deles. Às vezes, simplesmente não temos outra opção. O certo é que o Senhor constantemente nos aparece, nos faz ver grande luz, e, daí por diante, Ele fala conosco e, se nos arrependemos, nosso coração se torna uma terra de paz (Mateus 4:16-17).
Destaque: Quando nos arrependemos do que somos e fazemos, o Senhor cuida de nos dar um coração repleto de satisfação, alegria e paz
Fonte: Texto extraído do Jornal Árvore da Vida Nr 180, publicado pela Editora Árvore da Vida.

Suponha que um ímpio vá para o Céu - J. C. Ryle

PUBLICADO EM J. C. RYLE

jcrylePor um momento, suponha que você, destituído de santidade, tivesse a permissão de entrar no céu. O que você faria ali? Que possíveis alegrias sentiria no céu? A qual de todos os santos você se achegaria e ao lado de quem se assentaria? O prazer deles não é o seu prazer; os gostos deles não são os seus; o caráter deles não é o seu caráter. Como você poderia sentir-se feliz ali, se não havia sido santo na terra?
Talvez agora você aprecie muito a companhia dos levianos e descuidados, dos homens de mentalidade mundana, dos avarentos, dos devassos, dos que buscam prazeres, dos ímpios e dos profanos. Nenhum deles estará no céu.
Provavelmente, você ache que os santos de Deus são muito restritos, sérios e individualistas; e prefere evitá-los. Você não encontra nenhum prazer na companhia deles. Mas não haverá no céu qualquer outra companhia.
Talvez você ache que orar, ler a Bíblia e cantar hinos são realizações monótonas e estúpidas, coisas que devem ser toleradas aqui e agora, mas não desfrutadas. Você reputa o dia de descanso como um fardo, uma fadiga; provavelmente, você não gasta mais do que um pequeníssima parte deste dia na adoração a Deus. Lembre-se, porém, de que o céu é um dia de descanso interminável. Os habitantes do céu não descansam, noite e dia, clamando: “Santo, santo, santo é o Senhor, Deus todo- poderoso” e cantam todo o tempo louvores ao Cordeiro. Como poderia um ímpio encontrar prazer em uma ocupação como esta?
Você acha que um ímpio sentiria deleite em encontrar-se com Davi, Paulo e João, depois de ter gasto a sua vida na prática daquelas coisas que eles condenaram? O ímpio pediria bons conselhos a estes homens e acharia que tem muitas coisas em comum com eles? Acima de tudo, você acha que um ímpio se regozijaria em ver Jesus, o Crucificado, face a face, depois de viver preso nos pecados pelos quais Ele morreu, depois de amar os inimigos de Jesus e desprezar os seus amigos? Um ímpio permaneceria confiantemente diante de Jesus e se uniria ao clamor: “Este é o nosso Deus, em quem esperávamos… na sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Is 25.9)? Ao invés disso, você não acha que a língua de um ímpio se prenderia ao céu de sua boca, sentindo vergonha, e que seu único desejo seria o ser expulso dali? Ele haveria de sentir-se estranho em um lugar que ele não conhecia, seria uma ovelha negra entre o rebanho santo de Jesus. A voz dos querubins e dos serafins, o canto dos anjos e dos arcanjos e a voz de todos os habitantes do céu seria uma linguagem que o ímpio não entenderia. O próprio ar do céu seria um ar que o ímpio não poderia respirar.
Eu não sei o que os outros pensam, mas parece claro, para mim, que o céu seria um lugar miserável para um homem destituído de santidade. Não pode ser de outra maneira. As pessoas podem dizer, de maneira incerta, que “esperam ir para o céu”, mas elas não meditam no que realmente estão dizendo. Temos de ser pessoas que possuem uma mentalidade celestial e têm gostos celestiais, na vida presente; pois, do contrário, jamais nos encontraremos no céu, na vida por vir.
Agora, antes de prosseguir, permita-me falar-lhe algumas palavras de aplicação. Pergunto a cada pessoa que está lendo este artigo: você já é uma pessoa santa? Eu lhe suplico que preste atenção a esta pergunta. Você sabe alguma coisa a respeito da santidade sobre a qual lhe estou falando? Não estou perguntando se você costuma ir regularmente a uma igreja, ou se você já foi batizado, ou se você recebe a Ceia do Senhor, ou se tem o nome de cristão. Estou perguntando algo muito mais significativo do que tudo isso: “Você é santo ou não?”
Não estou perguntando se você aprova a santidade nos outros, se você gosta de ler sobre a vida de pessoas santas, de conversar sobre coisas santas, de ter livros santos em sua mesa, se você sabe o que significa ser santo ou se espera ser santo algum dia. Estou perguntando algo mais elevado: “Você mesmo é um santo ou não?”
E por que eu lhe pergunto com tanta seriedade, insistindo com tanto vigor? Faço isto porque a Bíblia diz: “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Está escrito, não é minha imaginação; está escrito, não é minha opinião pessoal; é a Palavra de Deus, e não a do homem: “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Que palavras perscrutadoras e separadoras são estas! Que pensamentos surgem em meu coração, enquanto as escrevo! Olho para o mundo e vejo a maior parte das pessoas vivendo na impiedade. Olho para os cristãos professos e percebo que a maioria deles não têm nada do cristianismo, exceto o nome. Volto-me para a Bíblia e ouço o Espírito Santo: “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Com certeza, este é um versículo que tem de fazer-nos considerar nossos próprios caminhos e sondar nossos corações; tem de suscitar em nosso íntimo pensamentos solenes e levar-nos à oração.
Você pode menosprezar estas minhas palavras, dizendo que tem muitos sentimentos e pensamentos sobre estas coisas, mais do que muitos podem imaginar. Entretanto, eu lhe respondo: “Isto não é mais importante. As pobres almas no inferno fazem muito mais do que isto. O mais importante não é o que você sente e pensa, e sim o que você faz”.
Você pode argumentar: “Deus nunca tencionou que todos os cristãos fossem santos e que a santidade, conforme a descrevemos, é apenas para os grandes santos e para pessoas de dons incomuns”. Eu respondo: “Não posso encontrar este argumento nas Escrituras; e leio que ‘a si mesmo se purifica todo o que nele [em Cristo] tem esta esperança’” (1 Jo 3.3). “Segui… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Você pode argumentar que é impossível ser santo e, ao mesmo tempo, cumprir todos os nossos deveres nesta vida: “Isto não pode ser feito”. Eu respondo: “Você está enganado”. Isto pode ser feito. Tendo Cristo ao nosso lado, nada é impossível.
Outros já fizeram isto. Davi, Obadias, Daniel e os servos da casa de Nero, todos estes são exemplos que comprovam isto.
Você pode argumentar: “Se nos tornássemos santos, seríamos diferentes das outras pessoas”. Eu res- pondo: “Sei muito bem disso. Mas é exatamente isso que você deve ser. Os verdadeiros servos de Cristo sempre foram diferentes do mundo que os cercava — uma nação santa, um povo peculiar. E você tem de ser assim, se deseja ser salvo!”
Você pode argumentar que a este custo poucos serão salvos. Eu respondo: “Eu sei disso. É exatamente sobre isso que nos fala o Sermão do Monte. O Senhor Jesus disse, há muitos séculos atrás: “Estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.14). Poucos serão salvos, porque poucos se dedicarão ao trabalho de buscar a salvação. Os homens não renunciarão aos prazeres do pecado, nem aos seus próprios caminhos, por um momento sequer.
Você pode argumentar que estas são palavras severas demais; o caminho é muito estreito. Eu respondo: “Eu sei disso; o Sermão do Monte o disse”. O Senhor Jesus o afirmou há muitos séculos atrás. Ele sempre disse que os homens tinham de tomar a sua cruz diariamente e mostrarem-se dispostos a cortarem suas mãos e seus pés, se quisessem ser discípulos dEle. No cristianismo acontece o mesmo que ocorre em outros aspectos da vida: sem perdas, não há ganhos. Aquilo que não nos custa nada também não vale nada. fonte: rádio árvore da vida

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Os dez erros do primeiro casal

dezerros

Arrepender-se é perceber que se está na contramão da vontade de Deus. Quando estamos vivendo assim, é necessário uma atitude radical: mudar a rota, voltar. De todas as áreas da vida humana, a vida a dois (marido e mulher) é uma das áreas que mais carecem de arrependimento pelo modo como diariamente se tratam. A raiz de nossos problemas encontra-se na quebra de importantes princípios que, se não forem trabalhados e recuperados, proporcionarão à vida conjugal situações de muito conflito e sofrimentos. Vamos usar as palavras do Senhor registradas em Apocalipse 2:5 para ganhar um pouco de luz. O Senhor Jesus disse: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candelabro, caso não te arrependas.”
Devemos voltar para onde o primeiro casal caiu (Gênesis 3) e avaliar se ainda não estamos cometendo erros de seis mil anos atrás. Vejamos, agora, os dez erros que o primeiro casal da terra cometeu:
  1. Ficar sozinho - Deus disse que não era bom que o homem vivesse só, por isso criou para Adão uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Um dos grandes motivos da queda do homem está no fato de eles estarem sozinhos no momento mais perigoso da vida deles. Adão não percebeu que cuidar do jardim e guardá-lo também incluía cuidar de sua esposa e guardá-la.
  2. Conversar com a serpente – A serpente disse à mulher... e a mulher respondeu... A serpente não gastou muito tempo para “dar um nó” na mente de Eva e levá-la a desconfiar de Deus. A serpente criou sofismas, dúvidas e curiosidade no coração dela. Com Satanás nós não conversamos e, sim, o repreendemos. Você repreende Satanás ou “puxa uma cadeira” em sua mente para dialogar com ele? Cuidado, ele pode enganá-lo!
  3. Preferir o bem e o mal à vida – A árvore do conhecimento do bem e do mal leva-nos a ter um viver independente do Senhor, enquanto a árvore da vida nos leva para uma relação de dependência.
  4. Ser seduzido pela aparência – A concupiscência dos olhos é uma fonte de pecado.
  5. Dar o fruto proibido ao cônjuge – Faltou amor e discernimento por parte de Eva. Não podemos dar nada que seja proibido a nosso cônjuge.
  6. Receber e comer o fruto – Adão amou mais sua esposa do que a Deus, uma vez que atendeu à sugestão dela e transgrediu a ordem divina.
  7. Cobrir a nudez com folha de figueira – O remédio eficaz para o pecado é a confissão e não a justificativa.
  8. Fugir por medo da presença do Senhor - Se ainda continuamos longe da presença do Senhor por ter medo de o Senhor encarar nossos problemas, então não conhecemos o amor de Deus, tampouco o advogado que Ele nos deu, Jesus.
  9. Responsabilizar terceiros em vez de assumir a responsabilidade – Não é transferindo a responsabilidade aos outros que resolveremos nossos pecados. Temos de assumir a culpa e confessar ao Senhor nossas fraquezas.
  10. Não rasgar o coração – o casal parece não ter lidado com toda a situação por meio de desespero e lágrimas. Não podemos lidar com situações de pecados e erros, de forma leve, mas com confissão profunda e pranto.
À luz desses erros que, tal checar como anda seu viver conjugal? Caso você seja encontrado em algum deles, é hora de arrepender-se e ter um novo começo com seu cônjuge e com o Senhor.
Texto extraído do Jornal Árvore da Vida número 180 - Publicado pela Editora Árvore da Vida

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O primeiro pecado do homem - Watchman Nee

watchamneeE o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16 e 17
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:1 a 8
Neste estudo, gostaríamos de ver como foi que o primeiro homem pecou, e recebê-lo como admoestação para nós hoje. Pois como foi o primeiro pecado, assim serão todos os pecados depois dele. O pecado que Adão cometeu é o mesmo que todos nós cometemos. De modo que, conhecendo o primeiro pecado, podemos compreender todos os pecados do mundo. Pois, segundo a perspectiva bíblica, o pecado possui um único princípio.
Em todo pecado podemos ver o “ego” em operação. Embora hoje em dia as pessoas classifiquem os pecados em um sem-número de categorias, entretanto, falando por indução, há somente um pecado básico: todos os pensamentos e ações que constituem pecado estão relacionados com o “ego”. Em outras palavras, embora o número de pecados no mundo seja deveras astronômico, o princípio subjacente a cada pecado é somente um – tudo o que satisfaz o ego. Todos os pecados são cometidos por causa do ego. Se faltar o ego, não haverá pecado. Fonte: radio àrvore da vida Leia mais acessando o site da rádio árvore da vida.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O fim desta era - Watchman Nee

ESCRITO POR WATCHMAN NEE. PUBLICADO EM WATCHMAN NEE

reino2Cremos firmemente que nossos dias são os que beiram o fim desta era. Além disso, estamos cônscios de que, após esta era da Igreja, haverá a era do reino. Os olhos de Deus já se voltaram para o reino, o qual está crescentemente ganhando Sua atenção, pois, se nossa compreensão está correta, cremos fortemente que o que Deus está ansioso para trazer, de acordo com Sua vontade eterna, é o reino. O chamamento de Deus para a Igreja é por causa do reino.
Quando um servo do Senhor ganha a visão sobre o lugar que o reino tem na predestinada vontade de Deus, o quanto, então, ele passa a ansiar que o reino venha logo. Como ele espera que todos os filhos de Deus cooperem com o Senhor em apressar a chegada do reino. O versículo da Bíblia que é especialmente comovente ao coração desse servo é, sem dúvida, Mateus 24.14, o qual diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Aqui podemos discernir a relação entre a pregação do evangelho do reino e a vinda do fim. Inquestionavelmente esse versículo é difícil de ser compreendido de maneira clara. Na verdade, no passado esse versículo se tornou um problema causando muita contenda entre os filhos de Deus. Nós não temos intenção de nos juntar à polêmica, pois não importa como uma pessoa possa interpretar essa passagem, isso não trará uma opinião unânime entre o povo de Deus. Desejamos simplesmente apresentar a luz que temos recebido nesse versículo.
“O fim do mundo (era, gr. lit.)” (v. 3) é uma frase que, naturalmente, aponta para o fim desta era. De acordo com uma interpretação rigorosa da profecia, essa frase refere-se à “hora da provação” (Ap 3.10 – VRA2), que também é compreendida como constituindo o curto período conhecido como “a grande tribulação”, o qual irá concluir a era na qual agora vivemos. A nossa era é denominada de várias maneiras: a era do Espírito Santo, a era da Igreja, a dispensação da graça ou a dispensação do evangelho. Esta era, a qual leva todos esses diferentes títulos, terminará com a vinda de “o fim” ou a grande tribulação.
Ora, precisamos compreender claramente que a Igreja é responsável por trabalhar com Deus para que o reino seja trazido, como Mateus 24.14 confirma. E, ao entender que o reino de Deus só pode aparecer publicamente após o final desta era, a Igreja não pode fazer outra coisa a não ser estar interessada no fim. Pois, embora o final dessa era não tenha nenhuma relação com a Igreja em si, ela tem muito a ver com a obra da Igreja.
Por essa razão, o Senhor Jesus nos diz em Mateus 24.14 que o evangelho do reino deve primeiro ser pregado e, então, o reino dos céus virá. Aqui nosso Senhor profetiza com respeito ao fenômeno que deve acontecer ao aproximar-se o fim dessa era e a chegada em breve do reino dos céus. Ele, além disso, estabelece a condição para o surgimento da conclusão desta era e a introdução do reino. Por conseguinte, a partir desse versículo em Mateus vemos que, para que esta era seja concluída, os filhos de Deus devem dar testemunho do evangelho do reino de maneira nova. Ao tempo do fim dessa era, nós verdadeiramente testemunharemos um reavivamento do evangelho do reino.
Durante as últimas décadas parece ter havido uma restauração gradual do ensinamento sobre o reino. Especialmente nos poucos anos passados, o Senhor tem voltado os olhos dos Seus filhos na China mais na direção desse assunto do reino de Deus. Isso é, de fato, um sinal muito saudável. Fonte:  rádio árvore da vida

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A família de Ló

Árvore da Vida wvidaAo falar do final dos tempos e da vinda do Senhor Jesus, o Evangelho de Lucas menciona não apenas a família de Noé, como também a de Ló: "O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar" (Lucas 17:28-30).
Ló, que era sobrinho de Abraão, viveu em uma época que precedeu o julgamento de Deus sobre as pessoas, assim como Noé. Ló era considerado um homem justo e sentia-se afligido pelo comportamento libertino de seus contemporâneos em Sodoma, cidade onde vivia (2 Pedro 2:7). Apesar disso, não vemos nele um testemunho de alguém que tinha uma aliança com Deus e uma vida comprometida com Ele. Tampouco vemos em Ló a mesma busca por Deus e por fazer Sua vontade como vemos em seu tio. Não fosse pela intercessão de Abraão, talvez Ló nem mesmo escapasse da destruição de Sodoma (Gênesis 18:16-33; cf. 19:29).
Gênesis 13 mostra que ele seguia Abraão e com ele se tornou rico, mas não mostra que em toda sua vida tenha erigido um altar e invocado o nome do Senhor como fazia Abraão (vs. 4-5). Um dia, houve contenda entre os pastores de Ló e os pastores de seu tio; este sugeriu que ambos se apartassem. Seria razoável Ló deixar Abraão escolher antes dele para onde ir, mas em vez disso, ele "escolheu para si" toda a campina fértil do Jordão (vs. 10-11). Sua escolha indica que ele era egocêntrico e que queria viver uma vida mais fácil, fazendo o que lhe era mais conveniente Ló não se importou com seu tio já idoso e muito menos em saber qual era a vontade de Deus. Por fim o caminho que ele escolheu levou-o a Sodoma, um lugar onde os homens eram maus e grandes pecadores contra o Senhor e ali passou a morar (vs. 12-13).
Ló estava à porta da cidade, lugar de honra para quem era juiz, quando dois anjos foram enviados para resgatá-lo (Gênesis 19:3, 9). Os anjos recusaram o convite de pernoitar em sul casa, pois somente queriam cumprir sua missão de tirá-lo dali o mais rápido possível. Mas! pela insistência de Ló, eles entraram em sua casa onde se banquetearam. Vieram, então, os moradores da cidade para abusar de seus hóspedes Ló procurou preservar-lhes a vida, oferecendo suas filhas, virgens, para que os homens fizessem com elas o que bem quisessem (vs. 5-8). Que confusão!
Ló se acostumou com o "estilo" de vida de Sodoma e se tornou insensível à maldade e perversidade da cidade, Resultado mesmo tendo mantido suas filhas virgens, ele as expôs a situações tão constrangedoras. Isso tudo mostra que a escolha de Ló afetou não somente a ele como também toda a sua família. Seus futuros genros não foram convencidos por ele a sair daquela cidade e escapar de seu julgamento, pois pensaram que Ló gracejava com eles. Isso revela que as palavras de Ló não eram levadas a sério por eles (v.14). Que situação lamentável!
Ao serem levados para fora da cidade, mesmo puxados pela mão, Ló apresentou certa resistência em sair, dizendo: “Assim não, Senhor meu" (vs.16-18), mas foram advertidos pelo anjo a nem olhar para trás, mas a fugir para o monte, a fim de não perecerem. Infelizmente, sua esposa não lhe deu ouvidos e olhou para trás, para onde seu coração estava apegado, e tornou-se uma estátua de sal. A menção desse fato pelo Senhor Jesus indica que ela se tornou um sinal de vergonha e advertência para todas as gerações. Já as filhas de Ló decidiram, após embriagá-lo, cometer incesto com ele para dar-lhe descendência. Isso revela que Ló não conseguiu colocar nelas alguns princípios divinos quanto ao modo de viver que agradava a Deus. Por não serem instruídas nos caminhos do Senhor, não tiveram temor a Deus, e o resultado desse incesto foi o surgimento de dois povos, amonitas e moabitas, que se tornaram grandes inimigos do povo de Deus e tiveram o mesmo fim de Sodoma e Gomorra (Sofonias 2:9).
Das experiências de Ló aprendemos que não é suficiente ficarmos indignados com a situação atual do mundo, mas devemos ter um coração de aprender lições de fé e dependência de Deus, vistas em Abraão, seu tio. Precisamos também contabilizar as consequências de nossas escolhas, e para isso orar antes de tomar qualquer decisão pois, se não negarmos a nós mesmos, podemos pôr em risco toda nossa família.
Também vemos que não podemos nos acostumar com as coisas do mundo e permitir que as práticas mundanas façam parte de nossa família, pois elas podem se tornar um tropeço na hora de querer fugir das tentações. Precisamos fugir para a vida da igreja, onde muitos de coração puro invocam o Senhor (2 Timóteo 2:22)! Precisamos nos consagrar ao Senhor e invocar Seu nome e não somente ficar perto de quem tem esse viver. Quando estamos em Sua presença e buscamos fazer Sua vontade, nossa família inteira é beneficiada, poupada de destruição e de situações vergonhosas e podemos ser úteis a Deus. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e não permita que nossa casa seja como a de Ló!
Texto extraído do Jornal Árvore da Vida – Número 23 Fonte: rádio árvore da vida