quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Purificados por várias provações


ara que, uma vez confirmada a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7 - lit.)
Mt 3:11; 1 Pe 4:12-13
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário, Estudos BíblicosO que Paulo escreveu sobre a economia de Deus na Fé, segundo a revelação que obtivera, Pedro vivenciou e relatou em suas epístolas, quando já estava mais maduro. No tempo em que passou ao lado de Jesus, por ter suas fraquezas expostas frequentemente, nas mais diversas situações de sua vida, Pedro aprendeu a negar-se a si mesmo e a permitir o trabalhar da natureza de Deus em seu ser.
Pedro foi levado a negar a si mesmo por meio dos sofrimentos pelos quais passou, que eram como o queimar do fogo em seu interior para acabar com seu ego, com sua forte vida da alma, que sempre se manifestava. Cremos que mais tarde, ao se lembrar das palavras que o Senhor havia dito enquanto estava entre eles, Pedro se arrependeu e fez questão de nos alertar em seus escritos, da importância da prova ardente do fogo pela qual todos precisamos passar (1 Pe 1:6-7).
Em sua primeira epístola, Pedro nos encoraja dizendo que, se for necessário, seremos contristados por várias provações. Isso, entretanto, é para que seja confirmada a prova da nossa fé, que é muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo depurado pelo fogo.
As provações são como o purificar do ouro. Em nossa fé há “ouro”, isto é, há natureza divina; porém, em nossa alma ainda há muitas impurezas que precisam ser “queimadas” e eliminadas para que a vida divina cresça e a permeie com o Espírito.
Esse fogo que prova nossa fé faz parte da obra do Espírito em nós. É o mesmo fogo mencionado por João Batista, quando este disse que Aquele que viria após ele batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11). Muitas vezes, sentimos que algo queima em nosso interior quando exercitamos nosso espírito. Por isso, ao cantar hinos em louvor a Deus, alguns até chegam a pular de alegria. Esse queimar interior é o fogo do Espírito que em nós habita.
Quanto mais exercitamos nosso espírito, mais fácil será para nos arrependermos e mais o fogo do Espírito queimará tudo o que é negativo em nós. Assim praticando, obteremos o fim de nossa fé, a salvação de nossa alma (1 Pe 1:9 Fonte: rádio árvore da vida

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Eis que as trevas cobrem a terra - Watchman Nee

"Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti" (Is 60.1-2)
A luta hoje parece se tornar mais pesada dia a dia, como se o único alvo dos ataques de Satanás fosse nós, os crentes. Por isso, na era atual, o problema que existe é se você e eu podemos perseverar até a última meia hora. "[Satanás] Magoará os santos do Altíssimo" (Dn 7.25). Magoar tem aí o sentido de "desgastar", consumir devagar. É muito mais difícil reconhecer Satanás como aquele que desgasta os santos do que um Satanás que ruge como um leão. E a sua obra de consumir lentamente os santos já começou.
Sempre que vou à Montanha Kuling, caminho ao longo da correnteza que há ali. Freqüentemente vejo rochas enormes, mas que são côncavas no meio como bacias de tomar banho. Isto acontece por causa das muitas pedrinhas que diariamente as desgastam. Do mesmo modo Satanás trata os filhos de Deus. Em lugar de matá-los de um só golpe, tenta desgastar os santos, dia a dia, de modo que sem que percebam acabam gravemente feridos depois de algum tempo.
Os olhos do Senhor estão sobre nós, portanto não temamos o sofrimento. Se acontecer de nós nos desviarmos com medo do sofrimento, todos os nossos sofrimentos do passado terão sido em vão. Uma pessoa profundamente espiritual escreveu certa vez: Quando lemos 2 Tessalonicenses 2.3 e 2 Timóteo 3.1-13, ficamos sabendo que antes do dia da volta do Senhor haverá apostasia e dias perigosos quando a maldade e a mentira aumentarão grandemente. Tal apostasia não se refere à educação, gigantescas reuniões, pastores capazes, catedrais maravilhosas e progresso mental e físico. Relaciona-se com a fé e o reconhecimento do poder de Deus. Aponta para igrejas renomadas que se inclinam para a chamada Alta Crítica (na verdade não passa de incredulidade), e negam as obras sobrenaturais de Deus, tais como a regeneração, a santidade, orações atendidas e a revelação do Espírito Santo.
Antes da vinda do Senhor, haverá muita fraude e muito erro; e, se fosse possível, até os escolhidos seriam enganados. A "forma da piedade" será aumentada. A fé será diminuída por causa de credos falsos, engendrados por Satanás, e também o amor pelo mundo e a negação da palavra de Deus. Um irmão disse bem: tais obras satânicas produzirão um efeito intangível que nos envolverão como o ar. Haverá uma forma de piedade exterior, mas por dentro estará cheia de maus espíritos e da melancolia do inferno. Esses espíritos malignos farão o máximo para desviar e oprimir os filhos de Deus. Atacarão nosso corpo, diminuirão nossa vontade e embrutecerão nossa mente. Toda espécie de sensações e provações estranhas nos sobrevirão, fazendo-nos perder o desejo de buscar a Deus e a força de fazê-lo, cansando nosso espírito, embotando nossa mente e tornando-a entorpecida e, ao mesmo tempo, fazendo-nos estranhamente amar os prazeres e costumes do mundo como também cobiçar as coisas proibidas por Deus.
Perderemos a liberdade e o poder de pregar; não poderemos nos concentrar para ouvir as mensagens; e seremos incapazes de nos ajoelhar para orar dedicadamente por algum período mais longo. Tais trevas e tal atmosfera deverão ser enfrentadas com resolução. Sem dúvida Satanás procura obscurecer nossa mente e vontade com uma espécie de poder inconcebível para que se torne extremamente difícil andar com Deus e muito fácil viver de acordo com a carne. Acharemos que é difícil servir a Deus fielmente e orar com perseverança, como se tudo dentro de nós se levantasse para impedir-nos de seguir o Senhor Jesus até o fim e fazer-nos concordar com o mundo.
A atmosfera à nossa volta nos obrigará a trair a Deus e a desistir de nossas sinceras orações. Embotará nossa sensibilidade espiritual para que não vejamos as realidades celestiais ou a gloriosa presença do Senhor. Assim facilmente negligenciaremos a comunhão com Deus e descobriremos que é difícil manter comunhão com ele.
Já estamos sentindo o começo destas influências. A concupiscência do mundo tece sua rede extensa de muitas maneiras à volta dos crentes. Torna-se cada vez mais apertada e mais forte com o passar do tempo. Muitas coisas que nas gerações passadas eram inimagináveis agora estão sendo praticadas sem restrição. Muitos lugares de adoração não só resistem à entrada de coisas espirituais, bloqueando reavivamentos, mas também introduzem toda espécie de festejos e coisas duvidosas.
Falando de um modo geral, em todo o mundo, a diminuição da fé e o desenvolvimento da apostasia são evidentes. Naturalmente, reconhecemos que ainda há muitos lugares abençoados por Deus. Mas examinando a situação da igreja no mundo inteiro como um todo, não deixa de apresentar um quadro digno de dó.
Tendo visto estas coisas, não podemos deixar de gritar à igreja de Deus que se levante, que desperte, que retorne à comunhão com Deus e que agrade ao Senhor no tempo que ainda resta. Estejamos preparados para comparecer diante do tribunal de Cristo e apresentar o nosso caso. Fonte: rádio árvore da vida

Crescer em vida, praticar a palavra e manifestar o amor

O saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1). Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganandovos a vós mesmos (Tg 1:22)
Mt 13:1-9, 14-22; At 19:9-10; 2 Tm 2:24
Somos gratos ao Senhor por toda a revelação que temos recebido. Quando cremos em Seu nome, recebemos pela fé a salvação de nosso espírito. Hoje nossa meta e esperança é estar preparados para a vinda do Senhor. Enquanto aguardamos e apressamos esse glorioso dia, devemos viver a vida da igreja em amor, pregando o evangelho do reino e ajudando outros a crescer na vida de Deus. Assim, receberemos nosso galardão no reino milenar.
Nas últimas semanas, nos foi mostrado acerca das sete parábolas registradas em Mateus 13. Nelas estão revelados os mistérios do reino dos céus. Como já vimos no passado, estas parábolas possuem estreita ligação com as sete igrejas descritas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Toda essa revelação tem como fim nos preparar adequadamente para ser vencedores e ganhar o galardão.
A igreja em Éfeso é a primeira descrita em Apocalipse 2 e relaciona-se com a parábola do semeador (Mt 13:1-9). Éfeso significa desejável, e embora tivesse este nome, por algum tempo a igreja em Éfeso não praticou os ensinamentos do apóstolo, tomando-os apenas como doutrinas para estudar e discutir. Naquela época, os irmãos de Éfeso viviam na esfera da alma, tendo o coração endurecido pelo conhecimento doutrinário. Por essa razão, a palavra era infrutífera no meio deles, conforme a descrição da parábola do semeador (Mt 13:14-22).
Paulo descreveu sua preocupação pela igreja em Éfeso ao escrever para Timóteo: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na Fé” (1 Tm 1:3-4). Por darem atenção excessiva à discussão de doutrinas, esqueceram-se de atentar para o crescimento de vida, que resulta na manifestação do amor.
O próprio apóstolo Paulo, no período em que permaneceu em Éfeso, em sua terceira viagem ministerial, deu muita ênfase ao ensinamento das verdades, tanto na sinagoga como na escola de Tirano, onde, por três meses e dois anos, respectivamente, discorria acerca do reino de Deus, e muitos vinham de toda a Ásia para ouvi-lo (At 19:8-10). Desde o início de Seu chamamento, Paulo gostava de discutir sobre as verdades que conhecia, mas depois, em sua velhice, aprendeu que o servo de Deus não vive a contender (2 Tm 2:24).
Infelizmente, esse modelo de ensinar doutrinas, no qual uma pessoa prega e um grupo apenas ouve, influenciou muitos grupos cristãos da atualidade. Esse modelo acaba se tornando um impedimento para o crescimento espiritual da maioria dos filhos de Deus. Se apenas somos meros ouvintes da Palavra de Deus, e não praticantes, envelhecemos em vez de crescer e perdemos a oportunidade de ser úteis ao Senhor nesta era.
Que o Espírito opere em nós, levando-nos à prática das verdades recebidas, a fim de manifestar o amor de Deus às pessoas.

O Senhor está chamando vencedores

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho (Ap 21:7)
Mt 13:4-8, 19, 24-32; Ap 2:7, 11, 17, 26-27; 3:5, 12, 21
O falar do Senhor aos vencedores das sete igrejas da Ásia, mencionadas em Apocalipse 2 e 3, está relacionado às parábolas de Mateus 13. A primeira parábola é a do semeador: “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo porém o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um” (vs. 3-8).
A condição inicial da igreja em Éfeso pode ser comparada à semente lançada à beira do caminho e que é arrebatada pelas aves. No princípio, a igreja apresentava uma situação anormal por causa do predomínio das discussões sobre doutrinas, gerando ensinamentos diferentes, uma vez que se ocupavam com fábulas e genealogias sem fim (1 Tm 1:3-4). Isso levou o coração dos irmãos a endurecer, como era a terra à beira do caminho, e consequentemente abandonaram o primeiro amor. Depois de receber ajuda do apóstolo João, a igreja foi restaurada à condição de boa terra, de modo que os irmãos se tornaram frutíferos e estavam prontos a sofrer por causa do evangelho.
Foi nessa condição que surgiu a igreja em Esmirna. Ela passou por um período de perseguição e sofrimento que pode ser comparado ao que o trigo sofre por causa do joio na segunda parábola: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. [...] Deixai-os crescer juntos até à colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (Mt 13:24-26, 30). Como nós já vimos, o joio concorre com o trigo para receber a luz do sol e os nutrientes da terra a fim de crescer. Isso ilustra o quanto a igreja sofreu debaixo das perseguições no período da igreja em Esmirna. Todo esse sofrimento, contudo, produziu muitos vencedores.
A terceira parábola é a do grão de mostarda: “O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos” (vs. 31-32). A mostarda é uma hortaliça que serve de alimento para o homem, mas nessa parábola apresenta uma situação anormal, pois cresceu e se tornou uma grande árvore. Isso não está de acordo com o princípio da criação de Deus quando, no terceiro dia, a terra produziu relva, ervas e árvores, cada uma segundo a sua espécie (Gn 1:11-12).
Essa parábola está relacionada com a igreja em Pérgamo. A igreja como grão de mostarda deveria alimentar as pessoas com a revelação da Palavra de Deus e supri-las de vida, mas no período de Pérgamo ela se desenvolveu de maneira anormal a ponto de se tornar habitação de Satanás (Ap 2:13). De acordo com o princípio adotado pelo Senhor na parábola do semeador, as aves são o maligno (Mt 13:4, 19, 32); então, quanto mais ramos, mais espaço há para o maligno. Mesmo nessa condição, Deus chama vencedores. Todavia não devemos buscar um crescimento anormal, abrindo portas para o maligno vir “aninhar-se”. Nossa função é tão somente alimentar, suprir as pessoas com Espírito e vida.
Louvado seja o Senhor! Hoje, em cada igreja, Deus está chamando vencedores. Aleluia! Fonte: Rádio árvore da vida

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pregar com amor o evangelho do reino


Todos os vossos atos sejam feitos com amor (1 Co 16:14)
Mt 16:19; 24:14; Tt 3:9; 2 Pe 1:8-11
As quatro últimas igrejas mencionadas em Apocalipse – Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia – permanecerão até a volta do Senhor. Devemos estar preparados para a manifestação do reino do Senhor, praticando a Palavra e pregando o evangelho do reino.
A igreja em Filadélfia tem uma porta aberta a qual ninguém pode fechar e, além disso, tem a chave de Davi, que se refere às chaves do reino. Temos visto que o caminho para seguir o Senhor é negar a vida da alma e desempenhar nosso ministério. Quando negamos a nós mesmos e nos arrependemos, estamos utilizando essa chave para entrar no reino (Mt 16:19). O mesmo ocorre quando somos aperfeiçoados no exercício dos nossos dons. Se vivemos e andamos no espírito, a entrada no reino nos será amplamente suprida (2 Pe 1:8-11).
Historicamente, coube à igreja em Sardes restaurar o evangelho da graça. Hoje, o evangelho da graça já foi pregado em toda a terra. Como a restauração não foi completa, Deus ainda precisa de pessoas para propagar o evangelho do reino. Para isso, Ele conta conosco (Mt 24:14).
Devemos evitar os debates doutrinários e as discussões que só geram contendas, para pregar, com amor, o evangelho do reino (Tt 3:9). Essa é a nossa incumbência e devemos levá-la a cabo como servos bons e fiéis. Por termos pouca força, precisamos ser fortalecidos invocando o nome do Senhor. Dessa maneira, estaremos no espírito e aptos a suprir a vida de Deus às pessoas, levando-lhes a fé por meio do Espírito e da Palavra. Que o Senhor seja conosco, para que conservemos nossa coroa até o fim. Font: Rádio árvore da vifda